Nenhuma empresa é
exatamente igual à outra, portanto, as demandas contábeis e objetivos
dos empresários também diferem em muito entre si. Com isso em mente,
para se destacar no mercado de contabilidade é muito importante que o
seu negócio ofereça boa versatilidade e esteja preparado para atender às
mais diversas demandas com soluções de registro e controle distintas.
Gostaria de atender diferentes perfis de empresários com a sua contabilidade? Então descubra como fazer isso em seu atendimento contábil!
Os diferentes perfis de empresários
Atuando na contabilidade, é bem provável que você se depare com
diferentes tipos de empresas e gestores que precisarão da sua ajuda de
formas distintas. Um dos principais empresários com o qual você vai se
deparar é o micro, pequeno ou médio, ou seja, um dono de uma PME. Com
recursos mais limitados, esse profissional necessita de uma contabilidade com abordagem mais crítica e assertiva para aproveitar daquilo que ele dispõe.
Outra possibilidade são os empresários autônomos, ou seja,
profissionais como médicos e advogados que utilizam seus conhecimentos
específicos para agregar valor para seus clientes. Nesses casos, é
preciso adotar uma postura muito mais didática e completa para oferecer a
solução ideal.
Já os empresários de alta performance tendem a ser gerentes ou
tomadores de decisão de grandes empresas ou, ao menos, líderes de
mercado em seu nicho. Oferecer uma abordagem muito mais completa e ainda
mais focada em resultados é muito importante para garantir a satisfação
nesses casos.
Como lidar com os diferentes tipos?
Ainda assim, há muito mais do que apenas três tipos de empresários,
já que você encontrará particularidades sobre cada cliente. Um pode ser
mais exigente, o outro pode ser mais metódico e outro ainda pode ser
mais propenso ao risco de alguma forma, por exemplo.
Por isso, para lidar com os diferentes perfis de empresários, você
deve primeiramente fazer uma análise completa e relevante de quem é o
seu cliente. Ao conhecer exatamente para quem você está prestando
umserviço de contabilidade,
ficará mais fácil escolher a abordagem correta para atender às
demandas específicas. Isso também criará um relacionamento melhor com o
cliente.
Em todos os casos, você também pode utilizar a contabilidade
analítica de maneira estratégica. Ao fazer isso, agregará muito mais
valor para o seu serviço e melhorará a percepção do seu cliente, quem
quer que ele seja.
O papel da contabilidade analítica
Mais do que apenas fornecer uma contabilidade
correta e completa, a contabilidade analítica atua de maneira a
garantir o sucesso. Ou seja, com os seus serviços, o cliente não apenas
tem uma contabilidade correta, mas também uma ferramenta estratégica para o crescimento do seu negócio.
A contabilidade
analítica ajuda, por exemplo, a avaliar e melhorar a rentabilidade de
produtos ou serviços do cliente, assim como ajuda para uma tomada de
decisão mais eficiente. Também passa a haver um entendimento mais
profundo e complexo dos gastos e uma quantidade de informações maior e
mais relevante para a gestão, criando uma parceria entre empresário e
contador.
Saber como atender os diferentes perfis de empresários é importante
para garantir a máxima satisfação dos clientes. Para isso, conhecer cada
um é importante e usar a contabilidade analítica é uma solução altamente eficiente. Com resultados melhores, ao usar esse tipo de contabilidade
você faz com que os seus serviços sejam uma forma de o cliente atingir
seus objetivos e, com isso, torna-se indispensável para a empresa.
Fonte: SAGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário