Com o
avançar intenso e cada vez mais veloz da comunicação, o público possui
acesso fácil e rápido às informações que precisa, em qualquer momento e
lugar. Por causa desta facilidade, também fica aparente a necessidade de
tornar o seu negócio mais visível entre a concorrência.
O marketing deve ser uma parte integrante de qualquer empresa que
possua como objetivo a expansão de sua influência e seus negócios. No
entanto, não se trata apenas de replicar uma campanha por diversos
canais de mídia e esperar um resultado instantâneo e positivo. No caso
de um negócio de contabilidade,
por exemplo, o marketing deve ser desenvolvido especialmente para
atingir o público certo da empresa. Somente assim o retorno do
investimento será alto e a base de clientes será aumentada de forma
eficiente.
Acompanhe a seguir as principais maneiras de divulgar o seu negócio de contabilidade, seja na internet ou fora dela, para obter mais clientes.
Importância do marketing
O coração do sucesso do seu negócio está no marketing que você faz
dele. Aquele que não investe nesse setor trabalha contra os esforços
produtivos da empresa, enquanto aquele que valoriza esse aspecto será
responsável por alavancar o número de negócios e gerar crescimento. Isso
ocorre porque, tanto no ramo de produtos como no de serviços, existe
uma saturação de informação: cabe aos negócios com pensamento mais
estratégico saber atingir o seu público da forma mais eficiente para o
seu modelo de business. No caso de um negócio de contabilidade, a importância do marketing fica ainda maior: é importante dialogar diretamente com o público-alvo.
O objetivo é qualificar leads e gerar negócio especializado para a
empresa. Não existe uma forma específica de fazer isso: a cada ano,
profissionais de marketing desenvolvem novas técnicas para cativar o
público. Isso se faz necessário porque as características e
comportamentos desse público também estão em constante mudança.
Atingindo o público-alvo
Esse contato deve ser feito de forma estratégica, tendo em mente os
objetivos corporativos. Quando se lida com o ramo de serviços, a
produtividade é uma qualidade muito valorizada, assim como a
confiabilidade. Um escritório de contabilidade
deve procurar transmitir esses valores através de suas campanhas de
marketing, em vez de investir nas mesmas estratégias de outros tipos de
negócios.
É essencial definir indicadores de performance para todas as
campanhas de marketing. Esses números são o que de fato determinará o
sucesso da sua iniciativa. Leve em consideração o objetivo primário da
empresa, o cenário do mercado e o perfil do público-alvo. Ao término da
campanha de marketing, tem início a etapa de mensuração desses
resultados, como o número de pessoas impactadas e os leads estratégicos
gerados a partir dela.
Mundo social
Antes do surgimento das redes sociais, cabia apenas aos profissionais
de marketing desenvolver toda a identidade de um serviço ou produto.
Com a mudança de paradigmas proporcionada pela web social, também
mudaram os hábitos de quem procura por serviços e produtos na internet.
De repente, tornam-se mais importantes as opiniões de outros clientes a
respeito de um produto e a sua relevância no ambiente digital.
A internet também oferece oportunidades únicas de captar leads
através de dados qualificados sobre o público. Por meio de ferramentas
especiais como o Google Analytics, é possível estudar o comportamento
específico dos usuários de seu site e, com essas informações, tomar
decisões com um embasamento estratégico superior. Todo tipo de empresa
pode se beneficiar desses dados, inclusive um negócio de contabilidade, que depende da captação de clientes.
Seja no online ou no offline, existe campo para o desenvolvimento de
uma campanha de marketing que traga benefícios para um negócio de contabilidade.
O ponto mais importante é contar com profissionais de pensamento
estratégico e oferecer liberdade para o desenvolvimento de campanhas
competentes.
Fonte: BLOG SAGE