Sim. Como qualquer empresa.
O MEI está fadado a cometer erros, erros esses que vemos em algumas empresas já consolidadas no mercado. Erros que vão da falta de pagamento de fornecedor até sonegação fiscal. O contador é instrumento necessário dentro de qualquer empresa.
Mas nos deparamos com uma controversa para o MEI. Algumas cartilhas do SEBRAE vem com dizeres que reduzem a importância do contador no desenvolvimento do MEI. Com a frase “Não precisa de contador”. Com isso, minha indignação se eleva. E da mesma forma o meu repudio a essa frase, que tanto desmerece o profissional. E vemos o nosso Conselho aceitar. Um Conselho, quisera eu, que lutasse com garras e presas (unhas e dentes) por nós. Vemos conselho de outra categoria lutar, esbravejar e até briga por seus profissionais. Raro são os casos que vemos em novelas a valorização de nossa classe (Onde dou um ponto ao nosso Conselho, que repudiou o desmerecimento da classe contábil em uma novela a dois anos atrás), onde somos taxados como “ladrões”.
Mas será que isso é culpa nossa? Sim. E muito. Pois somos os primeiros a desmerecer a classe. Mendigando valores para os empresários e esquecendo o essencial, os empresários é que dependem de nós. Dificuldades de estágios para os estudantes, e com isso diminuindo o aproveitamento do profissional e por aí se vai.
Finalizo de forma clara e objetiva, e reiterando a resposta no primeiro paragrafo, MEI precisa sim de contador, pois somos a base da empresa. O MEI será o grande empresário de amanhã e temos que andar juntos, pois assim iremos nos desenvolver de forma igualitária e quem sabe assim, futuramente, ter a valorização tão esperada por nós.
Abraço.
Everton Omena dos Santos
Contador
Maceió - Alagoas
Contador
Maceió - Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário