segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pesquisa sobre a imagem do profissional da contabilidade – 1º semestre 2015

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está realizando uma pesquisa com a finalidade de avaliar o grau de reconhecimento da imagem do profissional da contabilidade pela sociedade brasileira.
Por meio dos resultados, o CFC pretende programar ações que busquem a melhoria da imagem dos profissionais.
Dessa forma, o CFC solicita a todas as pessoas que queiram colaborar para que respondam à pesquisa até o dia 30 de junho. São apenas cinco perguntas.
Os questionários são de natureza confidencial.

CRCGO participará da Reforma Tributária do Município de Goiânia

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves
A classe contábil está atenta às mudanças necessárias referentes à reforma do Código Tributário de Goiânia. Na última segunda-feira (08), momentos antes do lançamento da Nota Gyn, no CRCGO, o presidente da autarquia, Elione Cipriano da Silva, esteve reunido com o prefeito, Paulo Garcia,e o secretário de Finanças, Jeovalter Correia, e discutiram algumas necessidades que envolvem o dia a dia contábil no município, entre elas ficou acordado que Profissional da Contabilidade participe conjuntamente com os técnicos municipais da reformulação do Código Tributário Municipal de Goiânia, com previsão ainda para este ano.
Por parte do CRC-GO, foram clareadas algumas situações para que o prefeito esteja a par dos assuntos que envolvam os trâmites contábeis. “O sistema vigente precisa ser substituído por um mais moderno, simplificado no número de tributos e contribuições, descentralizado quanto à captação dos recursos, capaz de baixar os custos de produção, aumentar os lucros das empresas e a capacidade de consumo da população, reduzir a sonegação e a corrupção, atrair mais investimentos, acelerar o crescimento da cidade”, pontuou o presidente.
O prefeito reconheceu a importância do profissional da contabilidade neste segmento, já que reformular o sistema tributário municipal é pauta aberta e extremamente importante para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

CRCPI reúne coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis piauienses

O CRCPI, por meio da Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional, promoveu ontem (02), um encontro com os coordenadores de cursos de Ciências Contábeis de faculdades piauienses para tratar de assuntos de interesse comum.
Segundo o presidente Elias Caddah, as reuniões entre o Regional e as faculdades são uma excelente maneira de estreitar o relacionamento entre essas instituições. “Essa aproximação é salutar e necessária, uma vez que os atuais estudantes de contabilidade são o nosso futuro”, destacou.
Dentre os temas discutidos na reunião, destaque para o concurso “Resgate da Memória Contábil nos Estados”, projeto pretende reunir, em um livro, 27 trabalhos com os principais fatos históricos da profissão contábil no país; o reconhecimento de mérito aos melhores alunos dos cursos de Ciências Contábeis; Exame de Suficiência e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes/Enade; programa de Educação Continuada do CFC; X Encontro Mulher Contabilista, XII ENECON, XIX ERECIC (Piauí 2016) e XX Congresso Brasileiro de Contabilidade.
Também foi discutido um Termo de Cooperação Técnica entre os CRCs e asIES, por meio do PVCC, e a Biblioteca digital do CFC. A capacitação em IFRS, que será realizada pelo CRCPI na próxima semana e é exclusiva para professores de Ciências Contábeis, também foi debbatida pelo grupo.
O curso intensivo para professores de ciências contábeis será ministrado pelo professor Doutor Edilson Paulo.

10955056_982684841782055_3460761756810426968_n (1)

1978805_982684855115387_1539854540730092150_n

11252243_982684888448717_1980349638421030893_n

Inscrições para Exame de Qualificação Técnica encerram-se em 30 de junho

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
As inscrições para o 15º Exame de Qualificação Técnica (EQT), edição de 2015, encerram-se em 30 de junho. A aprovação no EQT possibilita aos contadores o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, para atuação como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) e sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
O Conselho Federal de Contabilidade publicou o edital do 15º EQT no dia 12 de março, no Diário Oficial da União (DOU). As provas serão aplicadas de 24 a 26 de agosto.
O Exame de Qualificação Técnica é composto por três provas: de Qualificação Técnica Geral, para os contadores que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM); específica para atuação em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); e específica para atuação em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Os contadores já inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e que pretendem atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo BCB e nas sociedades supervisionadas pela Susep estão dispensados da Prova de Qualificação Técnica Geral.
As provas do 15º Exame serão aplicadas nas seguintes datas: dia 24/8, Prova de Qualificação Técnica Geral; dia 25/8, específica para Banco Central do Brasil; e dia 26/8, específica para Susep. Todas as provas serão realizadas no horário das 14h às 18h, horário de Brasília-DF.
A taxa de inscrição, para cada uma das provas, é de R$150,00.
Faça aqui a sua inscrição.

Normas Brasileiras de Contabilidade

O Conselho Federal de Contabilidade oferece à Audiência Pública as minutas da ITG 2002 – Entidade sem Finalidade de Lucros e da NBC PA 13 (R2) – Exame de Qualificação Técnica.
Solicitamos que as sugestões e os comentários sejam enviados até o dia 15 de junho de 2015ao Conselho Federal de Contabilidade - endereço eletrônico: ap.nbc@cfc.org.br ; ou correspondência para – SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, Coordenadoria Técnica – Brasília – DF – CEP 70070-920, fazendo referência à minuta.
Documento
Prazo para sugestões
15/06/15
15/06/15
 _______________________________________________________________
Audiência Pública n.º 01/2015 – Revisão de Pronunciamentos Técnicos n.º 08
REVISÃO DE PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS n.º 08
 O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oferecem à Audiência Pública Conjunta a presente Minuta de Revisão de Pronunciamentos Técnicos n.º 08.
 Este documento estabelece alterações a diversos Pronunciamentos Técnicos em decorrência de alterações feitas (i) na contabilização de plantas portadoras (CPC 27 e CPC 29), (ii) na contabilização de aquisições de participação em operações conjuntas, (iii) esclarecimentos sobre métodos de depreciação e amortização, (iv)na contabilização de venda ou contribuição de ativos entre investidor e coligada ou empreendimento controlado em conjunto, (iv) na revisão anual do IASB, ciclo 2012-2014, (v) na aplicação de exceção na consolidação de entidades de investimento e (vi) na aplicação prática do conceito de materialidade/relevância.
 Todas as alterações são para vigência para exercícios sociais anuais que se iniciarem a partir de 1º de janeiro de 2016.
 Feitas essas considerações, estamos divulgando a minuta de revisão aos referidos Pronunciamentos, solicitando que as sugestões e comentários relativos a essas minutas sejam enviados, até o dia 19 de junho de 2015, à Comissão de Valores Mobiliários, ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e ao Conselho Federal de Contabilidade nos seguintes endereços:
  • Conselho Federal de Contabilidade: endereço eletrônico: ap.nbc@cfc.org.br, ou correspondência para SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, 10º andar – Brasília-DF – CEP 70070-920;
  • Comissão de Valores Mobiliários: Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria, através do e-mail: AudPublicaSNC0115@cvm.gov.br, ou para a Rua Sete de Setembro, 111/27º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20050-901;
  • Comitê de Pronunciamentos Contábeis: endereço eletrônico: cpc@cpc.org.br, ou correspondência para SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, 10º andar – Brasília-DF – CEP 70070-920.
Brasília, 20 de maio de 2015.
Documento
Prazo para sugestões
19/06/15
 _______________________________________________________________
Sempre que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) julgar adequado, será utilizado o instrumento da audiência pública para promover o debate de questões normativas de grandes efeitos práticos ou de notável repercussão pelo assunto tratado.
No exercício de seu papel institucional, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oportuniza espaço democrático para a participação da Classe Contábil e da sociedade no processo das audiências públicas.
Participe!

Contabilidade pública: Manaus vai sediar o II Semreg – Região Norte

Por Comunicação CFC, com informações Social Iris 
Nos dias 18 e 19 de junho, em Manaus-AM, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, será realizado o II Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Semreg – Região Norte). O evento vai discutir temas no atual contexto das mudanças na área da contabilidade aplicada ao setor público, possíveis dificuldades e respectivas estratégias de superação.
As inscrições podem ser feitas no site www.socialiris.org/seminarios/norte. Para a modalidade virtual a inscrição é gratuita.
II_SEMREG_NORTE
O Conselho Federal de Contabilidade, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Tribunais de Contas, entre outras entidades, têm desenvolvido ações visando à divulgação dos novos procedimentos patrimoniais a serem adotados na contabilidade aplicada ao setor público, visto que os entes federativos que não encaminharem suas contas de acordo com o novo padrão poderão ficar impedidos de receberem transferências voluntárias e de contratarem operações de crédito.
Dessa forma, o Seminário faz parte da estratégia de comunicação do CFC e da STN, subsidiando e fomentando as consultas públicas para a construção do “Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais”.
Regiões
O Semreg Norte é o quarto evento regional do ano – já aconteceram edições do evento nas regiões Sudeste, dias 19 e 20 de março, em São Paulo-SP; Sul, em 16 e 17 de abril, em Florianópolis-SC; e Nordeste, dia 21 e 22 de Maio, em Aracaju-SE.
Ocorrendo este mês, em Manaus-AM, o evento dá sequência aos eventos que estão acontecendo em todas as regiões do Brasil, com o objetivo de debater sobre o processo de normatização da Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil, o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e as demandas referentes à implantação de Sistemas de Informação de Custos na Administração Pública.
Temas
O Semreg Norte vai contar com a participação de representantes da Secretaria do Tesouro Nacional e Conselho Federal de Contabilidade, grandes especialistas da contabilidade pública e abordará temas como “Experiências de Implantação de Custos”, “Qualidade do Gasto no Setor Público” e “Tópicos Conceituais e Contemporâneos de Contabilidade Aplicados ao Setor Público”.
Palestrantes
Leonardo Silveira do Nascimento – Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional.
João Eudes Bezerra Filho – Auditor do TCE-PE, membro do Grupo de Estudos da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade.
Éder Sousa Vogado – Coordenador de Informação de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional.
Victor Branco de Holanda – Membro do Grupo de Estudos da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade.
Investimento
R$ 50,00 (estudante)
R$ 100,00 (profissional com registro CRC/CFC)
R$ 150,00 (Profissional)
*Inscrições para servidores podem ser realizadas com processo de empenho
** Para grupos de 5 pessoas a quinta inscrição é grátis

Ministro da previdência Social participa de evento no CFC

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e  a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) realizam, no dia 18 de junho (quinta-feira), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), a 13ª edição do projeto Quintas do Saber que trará o tema “Terceirização: Impactos e Contextualização”.
O ministro da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas será o palestrante do evento. O debate visa esclarecer sobre a abrangência do PL n.º 4330 – que possibilita a terceirização das atividades-fim das empresas, reduz a arrecadação de imposto de renda do executivo federal, entre outras medidas. O professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV), Ministro da Previdência Social (gestão 2005-2007) e Acadêmico da Abracicon, Nelson Machado, será o mediador do debate.
O projeto Quintas do Saber tem como objetivo promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estimulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Ciência Contábil. Desde que foi instituído, em fevereiro de 2014, o Quintas do Saber já debateu diversos assuntos importantes, incluindo as normas internacionais de contabilidade; o novo modelo tributário do Imposto de Renda Pessoa Jurídica; os 50 anos de vigência da Lei Federal nº 4.320/64, conhecida como Lei Geral de Orçamentos Públicos; a redução da litigiosidade entre Fisco e contribuinte; a Lei sobre Transações; e o Novo Código Civil, entre outros.
A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim,  afirma que o projeto pretende atender aos anseios da classe contábil, além de debater importante temas com representantes do governo. “O profissional da contabilidade é indispensável nas grandes discussões que visam ao desenvolvimento econômico do País”, avisa Maria Clara.
Informações sobre inscrições podem ser obtidas no site www.abracicon.org.br ou pelo telefone (61) 3314-9501.