terça-feira, 15 de setembro de 2015

Fórum mantém livre negociação para honorários de perícia contábil


Opinião
Profissionais de contabilidade que prestam serviço de perícia contábil à Justiça do Estado seguem livres para negociar o valor do trabalho com a Vara demandante. A confirmação foi dada pelo presidente do Fórum Clóvis Bevilácqua, José Maria dos Santos Sales, no dia 4 de setembro, durante audiência concedida ao Conselho Regional de Contabilidade.

A audiência foi solicitada, depois da publicação de uma Portaria da Justiça, estipulando em R$ 230,00 o valor da perícia, sem explicitar, entretanto, que a norma não alcançaria os profissionais da contabilidade. O CRCCE foi representado pelo vice-presidente de Ações Institucionais, Pretextato Mello.

"Foi um encontro da mais alta cordialidade e, sobretudo, produtivo", afirmou o vice-presidente. Além do presidente do Fórum, também participaram do diálogo os juízes José Coutinho Tomaz Filho e Adayde Monteiro Pimentel, da 10ª e da 24ª Varas Cíveis respectivamente; e o contador perito Jorge Martins

Presidente do CRCCE participa do I Fórum de Modernização da Gestão Contábil


Opinião
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, participou do I Fórum de Modernização da Gestão Contábil, no dia 2 de setembro, no auditório da Faculdade Vale do Salgado, em Icó. 

A Presidente em sua fala fortaleceu a função da contabilidade, como sendo uma ferramenta forte que, se bem utilizada, pode modificar os rumos de qualquer negócio. Reiterou também sobre a importância das parcerias, com o estabelecimento de relações que agregam valor e credibilidade ao trabalho realizado pelo contabilista.

O palestrante Rafhael Sousa Sena, que também é coordenador do CRCCE da região do Cariri destacou a importância da gestão financeira no desenvolvimento social e econômico do nosso estado, especialmente para os contabilistas, que tem o contato direto com o processo financeiro.

CRCCE reúne-se com o TCM para debater sobre o Sistema SIM


Opinião
Para elaborar a versão 2016 do Sistema de Informações Municipais (SIM), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está realizando uma série de reuniões com a comissão técnica de CASP do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O SIM é a ferramenta que recebe as prestações de contas mensais de Prefeituras e Câmaras Municipais e está de mudança para adequar-se às novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Tendo em vista que a classe contábil deve ter conhecimento da ferramenta para o envio dos dados municipais, o TCM buscou construir a nova versão em conjunto com a categoria, de maneira participativa, para atender às normas contábeis. Durante os encontros, a comissão do CRC tem dado sugestões e indicações de melhorias para o sistema. Ao todo foram realizadas quatro reuniões: abril, junho, julho e, agora, setembro.

No que se refere à Contabilidade, o SIM hoje já recebe informações orçamentárias. A novidade é que o sistema irá receber também informações patrimoniais e financeiras, com os balancetes dos saldos mensais. Isso irá possibilitar ao TCM a confecção de mapeamento dos demonstrativos contábeis, o que permitirá uma visão mais transparente do município. Antes a Corte de Contas tinha acesso a esses dados apenas por meio das prestações de contas anuais. 

Mais uma novidade que será incorporada a partir do SIM 2016 é a recepção de informações dos Consórcios Públicos, que são pessoas jurídicas formadas exclusivamente por entes da Federação (União, Estados e Municípios) para estabelecer relações de cooperação, inclusive a realização de objetivos comuns, como construção e manutenção de aterros sanitários, hospitais etc. 

Com o desenvolvimento do sistema, os próximos passos são a elaboração do manual do SIM e das Instruções Normativas que, na sequência, seguirão para a aprovação do Pleno do Tribunal até outubro de 2015. A nova versão será utilizada a partir de janeiro do ano que vem.

(Do: http://www.tcm.ce.gov.br/)

Cruzamentos de informações fiscais e contribuições é tema de curso no CRCCE

Opinião
O Conselho Regional de Contabilidade promove, desde o dia 1º de setembro, o curso Cruzamentos de Informações Fiscais EFD ICMS IPI x EFD e Contribuições x ECD x ECF x NF-e. As aulas são dirigidas pelo coordenador da Comissão Estadual do SPED, Fellipe Guerra, que relata, em três encontros, as diversas situações vividas por profissionais e clientes.

ECF é tema de palestra em Quixeramobim


Opinião
No dia 28 de agosto, a delegacia do CRCCE em Quixeramobim, através do delegado Antonio Leudivan, promoveu a palestra Escrituração Contábil Fiscal. O evento foi ministrado pelo palestrante Fellipe Guerra que debateu sobre escrituração com os profissionais e estudantes contábeis da Região. 

"Foi evento foi bastante proveitoso. Recebemos mais de 40 participantes, entre esses estavam profissionais e estudantes da área contábil, da cidade e de municípios vizinhos como Senador Pompeu, Quixadá e Milhã", contou Leudivan.

CRCCE realiza palestra sobre eSocial em Fortaleza


Opinião
O auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará recebeu a palestra eSocial - Como se Preparar, do dia 28 de agosto. O evento foi dirigido pelo conferencista José Luiz Foudacaro. Os donativos arrecadados foram entregues as instituições Obras Sociais do Círculo de Renovação Espiritual - Lar Francisco de Assis e Associação Beneficente São João Eudes - O Caminho, através dos seus responsáveis.

Palestra sobre Simples Nacional foi promovida em Baturité


Opinião
A delegacia do Conselho Regional de Contabilidade de Baturité, através da delegada Clenilce Uchôa, realizou no dia 28 de agosto a palestra Simples Nacional, tendo como instrutor o vice-presidente de Integração Estadual do CRCCE Orlando Silveira. A capacitação foi na Câmara Municipal e atraiu empresários e profissionais de contabilidade da região. O evento foi aberto pelo coordenador regional das delegacias da Região Metropolitana, Zacarias Chaves. E contou com a participação da delegada Cleonice Uchôa e do conselheiro Ricardo Negreiros

Comissão do voluntariado realiza doação de 682 quilos de alimentos


Opinião
No dia 28 de agosto, a Comissão do Voluntariado da Classe Contábil do Conselho Regional de Contabilidade, através das conselheiras Edileuza Tavares, Joana Lima e Cláurea Tavares, a doação de 682 quilos de alimentos ao Instituto Peter Pan, que cuida de crianças em tratamento do Câncer. A entrega dos donativos foi realizada em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário, criado em 1985, pela Lei nº 7.352, sancionada pelo então presidente José Sarney.

Palestra "Cruzamento de Informações Fiscais e Bloco K" acontece em Quixadá


Opinião
A delegacia do CRCCE em Quixadá, através da delegada Sonia Facundo, realizou curso com tema Cruzamento de Informações Fiscais e Bloco K. O evento foi proferido pelo coordenador da Comissão do SPED do CRCCE, Fellipe Guerra no dia 27 de agosto, na Faculdade Católica Rainha do Sertão. Vários empresários e profissionais de contabilidade prestigiaram a capacitação.

CRCCE firma parceria com CIEE


Opinião
Empresas interessadas em contratar estagiários serão capacitadas pelo Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE. O benefício faz parte do convênio assinado, no dia 26 de agosto, pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, e o superintendente de Atendimento do CIEE, Marcelo Gallo. 

O treinamento garante que as contratações ocorrerão de acordo com a lei, portanto sem risco para a empresa, e assegura o acompanhamento do estagiário, de forma que contratante obtenha o melhor resultado da relação. 

Em contrapartida, o CRCCE abrirá a programação de seus eventos e oferecerá instalações para a realização de palestras e divulgações, além de divulgar o Programa de Estágios, junto a estudantes de Ciências contábeis e escritórios registrados. 

No final do encontro, ficou acertado que será conversado com o CRCCE Jovem para mobilização informando os estudantes sobre o Programa. Participaram os vice-presidentes Pretextato Mello (Ações Institucionais) e Lourival Cavalcante (Administração), além da supervisora do CIEE, Yvina Egidio.