Hoje
vemos muitas pessoas contratando serviços profissionais pelo preço, não
se importando com a qualidade dos serviços prestados, e diante dessa
realidade surgiu a contabilidade online, cujo maior atrativo é oferecer serviços por valores inferiores a cinquenta reais. Mas será que vale a pena?
Para que esse modelo
de negócio funcione é necessário criar uma plataforma digital na nuvem
onde quem fará praticamente todo o trabalho é o cliente, inserindo
informações que vão gerar os lançamentos no sistema e serão a base para
escrituração contábil, fiscal, e de departamento de pessoal, e as guias
de impostos. Tudo isso sem a assistência de um profissional
especializado para conferir e orientar da forma correta como tem que ser
realizado. E como o cliente é quem coloca as informações, mesmo sem
estar preparado para isso, sem entender as implicações e como afetarão o
resultado da empresa, o cliente é o único responsável, a empresa online
se respalda no contrato de prestação de serviços que a responsabilidade
é integral do cliente. Sem contar com os serviços externos que também
serão realizados pelo próprio cliente, como ir em repartições públicas,
etc. Caso tenha dúvidas, ou ele procura na ajuda do sistema, onde há
perguntas e respostas previamente realizadas, ou abri um chamado onde
terá a resposta em alguns dias, e esse suporte responderá do jeito que
tiver a pergunta, sem entrar em maiores detalhes, para entender a dúvida
do cliente, não há uma linha de comunicação direta, tipo telefone,
Skype, ou até mesmo whatsApp onde o cliente pode conversar com um
profissional especializado, atualizado e experiente, que pode entender a
dúvida do cliente e respondê-la com coerência e objetividade.
Além do exposto acima,
nesse modelo de negócio, o contrato prevê o pagamento de doze
mensalidades e caso o cliente não queira mais continuar nesse sistema,
por qualquer motivo, como por exemplo, não se adaptou, ou não gostou,
ele tem que pagar uma multa com valor alto, também prevista em contrato.
Eu entendo que hoje
sem a tecnologia não conseguimos fazer muita coisa no meio contábil, são
muitas obrigações acessórias, os prazos são curtos, as multas por
entregas fora de prazo, também são altíssimas, e temos que utilizar a
tecnologia ao máximo possível, para reduzir custos, aumentar a
produtividade, realizarmos serviços com qualidade, mas entendemos também
que na área contábil, a tecnologia por melhor que seja, não substitui o
olhar clínico do profissional especializado, que numa análise descobre
erros, ou indícios de erro ou falta de informação, ou informação
incompleta e sugere mudanças, orienta o cliente e explica os riscos de
determinada ação, ou a falta dela, e quer fazer da maneira correta para
evitar problemas futuros para o cliente.
O barato pode sair
caro, mas o cliente tem toda a liberdade para escolher aquilo que
acredita ser o melhor para sua empresa, e assumir os riscos e
consequências dessa escolha.
Boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário