Uma empresa
é feita pelos profissionais que nela atuam e, por isso, a contratação é
um momento importante que deve ser feito com cuidado. Elencar as
características que você considera importantes em um colaborador é o
primeiro passo no caminho das contratações. Mas além da primeira
impressão, vale mostrar a seu time os valores que você procura e
auxiliá-lo no crescimento profissional.
Para o contador, formação e registro profissional são importantes e
experiência prévia é sempre bem-vinda. Outros cargos vão exigir outras
características de acordo com a função. Mas você sabe quais aspectos vão
ser positivos para todos os funcionários e, consequentemente, para o
seu escritório? Confira neste post as três dicas que separamos para você
ter um time de sucesso!
Para contratar, versatilidade é fundamental
Um profissional que tenha jogo de cintura e consiga atuar em
diferentes situações é uma grande vantagem, tanto para o contador como
para qualquer outro cargo. Saber negociar, estar aberto a entender
outras perspectivas e buscar conhecimento diariamente é fundamental em
um mundo que se transforma a cada dia. Então busque pessoas que se
mostrem dispostas a aprender com o trabalho, expandir os horizontes e
enfrentar diversas situações e variadas responsabilidades.
A versatilidade também permite que os funcionários possam ser
valorizados ao longo do tempo, dando a oportunidade de crescimento
dentro da empresa. Valorizar essa característica pode ser uma forma de
também motivá-los a serem dinâmicos e buscarem conhecimento.
É necessário ética e responsabilidade
O contador lida com a área financeira, econômica e patrimonial de
terceiros, o que é uma grande responsabilidade. Por isso, ser uma pessoa
responsável, honesta e ética é muito importante, não só na área de contabilidade, mas para qualquer empresa. Quando um cliente contrata o serviço de contabilidade,
ele confia ao contador que suas finanças estarão em dia e
regularizadas, e é o dever do contador que assim seja feito.
Certifique-se do caráter do profissional, peça referências e faça os
testes que considerar necessários.
No caso de profissionais que ocupam outros cargos, a responsabilidade
e a ética também são importantes, pois essas pessoas vão lidar com
documentos de terceiros. Caso você sinta que seu time precisa melhorar
nesses quesitos, promova ações, como palestras, oficinas e treinamentos
sobre a importância da ética no trabalho. Você só tem a ganhar.
Organização e planejamento são essenciais
São duas características essenciais. Pelo próprio trabalho e empenho
que a profissão exige por lidar com números, a organização e o
planejamento do trabalho a ser feito vão evitar que erros sejam
cometidos. E falhas sempre devem ser evitadas para garantir a
credibilidade de sua empresa e a satisfação de seus clientes. Isso vale
para todos, já que o trabalho é coletivo e todas as funções são
importantes.
Por isso, além de buscar pessoas organizadas na hora de contratar,
incentive seu time a aprimorar a característica. Os benefícios serão
para todos, pois pessoas organizadas em geral possuem um maior
desempenho no trabalho e têm controle de seu tempo e espaço, sendo,
portanto, mais funcionais.
As características citadas são universais, mas infelizmente não
abrangem todas as pessoas. Garantir que seu escritório faça um trabalho
sério e responsável é essencial para dar credibilidade ao trabalho de
seu time e atrair mais clientes.
Fonte: Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário