quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O Stress e as dores de quem trabalha com contabilidade.

Como prevenir e se adequar ao sistema de trabalho, sem que afete a sua saúde.
Trabalho há 25 anos com contabilidade, e nos últimos 10 anos, aproximadamente, tenho percebido muitos colegas sofrerem com o stress, principalmente em épocas de fechamento de impostos, de imposto de renda, e entrega de Sped’s, etc.
E o pior é que o stress pode desencadear outros problemas que estão com o indivíduo, mas não se manifestaram, e o stress aperta o gatilho e acerta em cheio o alvo, ou seja, você. Desde uma dor nas costas, insônia, até depressão, e com isso destruir toda a auto estima de um profissional.
Há alguma maneira de evitar isso, sem perder o profissionalismo, a dedicação e o fóco?
A resposta é simples, sim há. É difícil implementá-la, mas com planejamento e organização, temos meio caminho percorrido. Para percorrer o restante do caminho, teremos que criar uma segunda motivação, que seja mais importante que o trabalho, como a família, ou os amigos, por exemplo, pessoas que convivam com você em um universo diferente daquele que você vive o dia inteiro, pessoas que façam você se sentir bem ao lado delas, que façam você relaxar e esquecer os problemas diários.
Outra maneira é estabelecer horários, verificar produtividade, descobrir porque está faltando tempo no horário normal de trabalho, o que está atrapalhando seu rendimento, ou se é realmente uma quantidade de trabalho muito grande, aprenda a delegar, ou compartilhar, não tente fazer tudo sozinho.
 Monte uma equipe produtiva, dedicada, proativa, mescle os mais velhos com os mais novos, tenha na equipe homens e mulheres, mostre que cada um tem suas qualidades e merecem estar ali, e supervisione, observe, veja o que funciona e o que ainda pode funcionar, crie métodos e procedimentos que facilitem o desenvolvimento do trabalho, padronize o máximo que puder, os resultados virão, em satisfação pessoal, e produtividade. Sua saúde agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário