A conectividade ICP
Brasil, nada mais é que, um modo de garantir segurança (quase) máxima,
agrupar serviços da Caixa Economica, utilizando uma ferramenta criada
pelo intituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI (uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, cujo objetivo é manter a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, sendo a primeira autoridade da cadeia de certificação – AC Raiz).
Não
deu pra entender muita coisa? Vamos simplificar: Num futuro muito
próximo, todo CNPJ e CPF terá um chip identificador (parece até aquela
historia do 666). Seja ele em cartão magnético, token (irmão do
pendrive), e outros dispositivos menos comuns. ELE JÁ É utilizado para
NF eletrônica, SPED, e muitos serviços da RBF. Então, não é tão novidade
assim essa tecnologia. Mas até então, o processo de implantação estava a
passos lentos, até porque o preço é salgado.
Estava
a passos lentos. A Caixa econômica, acelerou o passo. O certificado
conectividade social, que antes era feito por disquete (A:\) na agencia
da CEF, no final de 2011 não existira mais. Concordo que já passou da
hora de aposentar o disquete. A partir de 2012, o acesso ao
conectividade será por meio do Certificado Digital ICP (conectividade
ICP). Quando saiu a noticia, parecia um bicho de sete cabeças. Mas não
é. Vamos ver passo a passo o que fazer. Lembrando que, o objetivo aqui é
atender empresários e contadores (departamento pessoal), quanto ao uso
dessa tecnologia para o conectividade social.
1
– Fica frio. Não adianta perder a cabeça, ficar zangado, porque só terá
o trabalho de “deszangar”. Já empurraram goela a baixo. Assim como
muitas outras coisas. Mas depois vem a recompensa. Se você já tem e-CNPJ ou e-CPF ótimo. Vá para o passo 3.
2 –
Se ainda não tem o certificado digital, o empresário que assina pela
empresa, procurará uma das entidades certificadoras, como por exemplo,
Serasa, Caixa, Correios, entre outras, a principio para ver preço.
Quando
escolher qual certificadora, entre em contato e eles te indicarão onde e
como fazer o “pré-certiificado”. Normalmente no SITE deles. Você entra,
cadastra seus dados, imprime a folha, e leva na entidade que você
escolheu, com os seguintes documentos:
-Cartão
CNPJ, Contrato social e Alterações, RG com foto recente ou CNH, e
comprovante de residência. Autenticados ou acompanhado de original. A
segunda opção você já economiza uns 20 conto. A certificadora dará
continuidade ao processo, podendo te entregar na mesma hora, ou alguns
dias depois. Feito isso, eles irão orientar como finalizar o cadastro.
Ressalto que, as certificadoras que eu citei, são as que eu conheço parcialmente. E quero fazer algumas observações.
-
CAIXA: A Certificação completa (cartão magnético) sai por
aproximadamente R$350,00, sem o leitor. O suporte ao cliente é fraco.
Assim como os demais serviços CEF.
-CORREIOS:
A certificação fica em R$220,00, mais R$90,00 o Token, que eles não tem
na agencia, mas tem no site deles para vender (o preço ta bom). Tudo
sai por R$310,00. Não conheço o suporte.
-SERASA:
Certificação completa, cartão magnético, e leitor ficam em R$500,00
aproximado. Não precisa finalizar a certificação, pois eles já fazem
tudo. Excelente suporte técnico. Quem tem dinheiro, vale a pena pagar
mais caro, e ter um atendimento personalizado.
É importante lembrar que o Token não precisa de leitora especial. Utiliza-se a entrada USB do computador.
Pronto. O procedimento mais difícil você já fez (que foi desembolsar a grana).
3
– com posse do certificado digital (Cartão, Token), agora vamos
habilitá-lo para operar no portal da caixa, o portal da conectividade
social. Conecte seu certificado, e acesse https://conectividade.caixa.gov.br,
em seguida vai aparecer uma caixa de mensagem pra você confirmar seu
certificado. Detalhe: se o dispositivo não estiver plugado, da erro no
site.
- Confirme se aparece o nome de sua empresa na parte superior, e continua.
- Selecione o Perfil. 99% dos casos é “Empresa”. Logo abaixo a parece a cesta de serviço disponível. Selecione todos e continua.
- Na próxima tela mostrara o TERMO DO CONTRATO. Aceita para continuar.
- Registro concluído. Continua.
- Está pronto. Você já pode começar usar seu “Conectividade ICP”. Simples!
O
Conectividade ICP é obrigatório para todas empresas? Não. não é. Alguns
definiram como regra “a empresa que tem funcionário” é obrigada. Não
necessariamente. Nós contadores, usuários dos sistemas caixa, usamos o
conectividade basicamente em duas situações.
1
– Enviar arquivo Sefip, para gerar a Guia do FGTS, ou GFIP Sem
movimento, ou movimento sócios e autônomos. Para isso, basta APENAS o
escritório de contabilidade estar com o certificado digital. Ex: eu como
escritório de contabilidade, através do meu certificado, consigo enviar
o arquivo sefip de todos meus clientes (até de quem não é cliente).
Nesses casos não será exigido o certificado dos meus clientes.
2
– Movimentar trabalhador na rescisão* (chave de conectividade), tirar
extrato Fgts, RDT Online, etc. Nesse caso, a empresa que fizer rescisão
de seu empregado TEM QUE TER o certificado digital - conectividade ICP.
No
caso dessa ultima opção, podemos fazer de duas formas: Ficamos com o
certificado do cliente e senha, assim como hoje ficamos com o disquete.
Ou, o Certificado digital do cliente emitirá uma procuração** outorgando
poderes ao certificado digital do Contador. É importante ressaltar: só
existe procuração no conectividade ICP, de Certificado para Certificado.
Quem
usa o certificado digital para assuntos da Receita federal, dispõe de
um “beneficio” que NÃO se aplica ao conectividade ICP. Que é fazer a
procuração com o CNPJ do cliente, sem que o cliente tenha o certificado.
Procuração de CNPJ para CERTIFICADO. Isso no conectividade ICP não
existe. Só é possível procuração de CERTIFICADO para CERTIFICADO.
Então,
qual a vantagem de ter as procurações no conectividade ICP? Vou dar um
exemplo: Eu, contador, tenho 100 empresas clientes que vez ou outra
dispensam funcionários, e se faz necessário movimentar o trabalhador. Se
eu tiver todas as procurações para meu certificado, eu vou operar
apenas com o meu, e não vou precisar ficar trocando certificado e
reiniciando o portal, como já acontece hoje com os disquetes. Com as
procurações, eu centralizo tudo em um único certificado.
Enfim,
vai dar trabalho? vai! É mais um sapo que as empresas vão ter que
engolir? É! Mas depois que estiver tudo pronto, será melhor. Com
certeza. É só lembrar o “antes e depois” do SEFIP 8. Deu muito trabalho a
adaptação, mas depois ficou tudo mais fácil.
Considerações finais:
*
Movimentar o trabalhador – Comunicar à caixa econômica federal que o
funcionário foi desligado da empresa, para que seu FGTS seja liberado
(ou não).
**
A procuração do certificado digital para conectividade ICP tem validade
de um ano. Após os doze meses, terá que renovar a procuração. Menos de
cinco minutos faz isso. O ruim é controlar os vencimentos.
Jonas Lourencini Poloni
Fonte:
http://www.caixa.gov.br/fgts/conectividade_social_ICP.asp
http://www.blogger.com/goog_1000154874
Imagens:
http://www.gpportal.com.br/2011/04/conectividade-social-icp-como-se.html
http://www.caixa.gov.br/fgts/conectividade_social_ICP.asp
http://www.blogger.com/goog_1000154874
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http://www.gpportal.com.br/2011/04/conectividade-social-icp-como-se.html
tags:
conectividade social - conectividade ICP Brasil - certificado digital
para conectividade social - e-CNPJ e-CPF - procuração digital para
conectividade ICP.
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